The integration of ICT in the new Timorese General Secondary Curriculum

  • Margarida Lucas CIDTFF - Research Centre “Didactics and Technology in Education of Trainers”; University of Aveiro
  • Carlos Santos CIC-DIGITAL – Center for Research in Communication, Information and Digital Culture; University of Aveiro
Palavras-chave: Tecnologias Multimédia, Currículo, Ensino Secundário Geral, Timor-Leste, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

O presente artigo pretende descrever como decorreu a implementação da disciplina de Tecnologias Multimédia do novo currículo do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste. Os dados foram recolhidos junto de vários participantes e por diversas vias, incluindo a análise documental, a observação direta, o inquérito por entrevista e por focus group. Os resultados apontam para a necessidade de dotar as escolas com infraestruturas adequadas à implementação da disciplina em causa, como sejam rede elétrica e de telecomunicações e de equipar as escolas com laboratórios de informática devidamente apetrechados. Apontam também para a falta de professores formados para lecionar esta disciplina e a inexistência de cursos de formação inicial que a possam ajudar a colmatar. Revelam ainda que é desejável dar-se continuidade à formação contínua ministrada até então, para que a mesma chegue a todos os distritos do país e a todos os professores que se encontram a lecionar a disciplina independentemente do seu vínculo profissional.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-08-30
Como Citar
Lucas, M., & Santos, C. (2015). The integration of ICT in the new Timorese General Secondary Curriculum. Indagatio Didactica, 7(2), 29-42. https://doi.org/10.34624/id.v7i2.2782
Secção
Avaliação em educação