Satisfação dos estudantes de Enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos

Palavras-chave: satisfação, simulador interativo, enfermagem, aprendizagem

Resumo

A utilização da experiência clínica simulada é importante como estratégia de aproximação à prática profissional. Este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos estudantes de licenciatura em Enfermagem com as experiências clínicas simuladas. Realizou-se estudo de abordagem metodológica mista. Participaram 179 estudantes do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Na recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas e duas questões abertas sobre a importância da prática simulada no processo ensino e aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.
Da análise qualitativa emergiram quatro categorias: aproximação à prática clínica; facilitador da vida profissional; desenvolve as dimensões do cuidado em enfermagem; processo de ensino e aprendizagem dinâmico e crítico reflexivo. No global, os estudantes estão muito satisfeitos com as experiências clínicas simuladas, sendo a dimensão da satisfação cognitiva a que apresenta um valor médio mais elevado (88,23%). A relação entre a satisfação global com a experiência clínica simulada e a existência de experiência clínica simulada prévia evidenciou uma diferença estatisticamente significativa (U=3008,5; p= 0,037), sendo que os estudantes que não tinham experiência simulada prévia apresentaram uma ordenação média superior. Os estudantes que intervieram diretamente no cenário apresentaram maior satisfação global com a experiência clínica simulada do que os que não intervieram no cenário. Não existem diferenças estatísticas significativas entre a participação no debriefing e a satisfação global. A prática clínica simulada promove o desenvolvimento de aprendizagens significativas nos estudantes num ambiente realista e isento de riscos.

Publicado
2021-12-20
Como Citar
de Freitas, C., Tavares, J., da Silva, N., da Silva, M., & Baptista, C. (2021). Satisfação dos estudantes de Enfermagem com a experiência clínica simulada: um estudo com métodos mistos. Indagatio Didactica, 13(5), 155-169. https://doi.org/10.34624/id.v13i5.27184
Secção
Tecnologias da informação em educação