Recursos Educacionais Abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em rede

  • Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre Universidade Aberta
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: didática, recursos educacionais abertos, educação aberta, tecnologias educacionais

Resumo

O propósito do presente texto é partilhar reflexões acerca das implicações didático-metodológicas durante o livre acesso, reutilização, remixagem e “repartilha” de Recursos Educacionais Abertos (REA). O princípio balizador da patente discussão é a docência investigativa que tem como um dos pilares a implementação da transposição didática para transformação e cocriação de conhecimento educacional em rede. Para tanto, explicitar as características dos REA, destacando a importância de modelos de licenciamento aberto, é um dos pontos de partida. Abordam-se, também, as especificidades dos REA na educação contemporânea em virtude das condições e contornos das conceções pedagógicas e trabalho docente requerido na organização didático-metodológica do percurso de ensino/ aprendizagem mediado por REA. Finalmente, as considerações conclusivas destacam que o (re)uso pedagógico dos REA pode gerar democratização e expansão do acesso ao conhecimento.

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Publicado
2016-04-24
Como Citar
Nobre, A. M. de J. F., & Mallmann, E. M. (2016). Recursos Educacionais Abertos: transposição didática para transformação e coautoria de conhecimento educacional em rede. Indagatio Didactica, 8(2), 152-165. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2548
Secção
Tecnologias da informação em educação