As questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional – uma revisão de literatura

  • Nídia Salomé Morais Instituto Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação
  • Fernando Ramos Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte
Palavras-chave: Género, Tecnologia, TIC, Estereótipos

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma revisão de literatura sobre as questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC). Esta revisão, que não se pretende exaustiva, apresenta um conjunto de estudos nacionais e internacionais com vista a dar um contributo para identificação e caracterização das diferenças de género no contexto de uso de tecnologia. A presente revisão de literatura indica que é vasta a investigação nesta área e, apesar de no panorama nacional as relações de género no que respeita o uso das tecnologias não serem alvo de muitas pesquisas, denota-se que muito recentemente começaram a surgir algumas publicações dedicadas a esta questão. De um modo geral, os diversos estudos apontam no sentido da existência de uma fraca participação feminina no setor específico das TIC, apesar de se começar a verificar uma tendência na diminuição do fosso digital de género e dos estereótipos no uso de tecnologia.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-04-24
Como Citar
Morais, N. S., & Ramos, F. (2016). As questões de género e o uso de tecnologias da informação e comunicação em contexto educacional – uma revisão de literatura. Indagatio Didactica, 8(2), 119-133. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2539
Secção
Tecnologias da informação em educação