GeoGebra e a Transição Complexa do Cálculo – TCC: o caso da regra de L´'Hôpital
Resumo
O presente trabalho aborda uma perspectiva de ensino para a regra de L´Hôpital. A relevância de sua discussão se evidencia, na medida em que, a referida regra possui lugar invariante, tanto na teoria da variável real, bem como na teoria da variável complexa. Por outro lado, com origem num olhar investigativo que se apoia na Engenharia Didática e na metodologia de ensino conhecida como Teoria das Situações Didáticas, o manuscrito apresenta uma ênfase nas duas etapas preliminares (análises preliminares e análise a priori). Desse modo, busca acentuar um trato didático que aponta certos elementos atinentes à visualização. Por fim, a identificação dos elementos de transição e de elementos de ruptura, no contexto da Transição Complexa do Cálculo – TCC, poderão contribuir na obtenção de maiores conhecimentos didático-metodológicos sobre a mesma, no contexto académico.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0