GeoGebra e a Transição Complexa do Cálculo – TCC: o caso da regra de L´'Hôpital

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE
Palavras-chave: Regra de L`'Hôpital, Transição Complexa do Cálculo, Engenharia Didática, Visualização

Resumo

O presente trabalho aborda uma perspectiva de ensino para a regra de L´Hôpital. A relevância de sua discussão se evidencia, na medida em que, a referida regra possui lugar invariante, tanto na teoria da variável real, bem como na teoria da variável complexa. Por outro lado, com origem num olhar investigativo que se apoia na Engenharia Didática e na metodologia de ensino conhecida como Teoria das Situações Didáticas, o manuscrito apresenta uma ênfase nas duas etapas preliminares (análises preliminares e análise a priori). Desse modo, busca acentuar um trato didático que aponta certos elementos atinentes à visualização. Por fim, a identificação dos elementos de transição e de elementos de ruptura, no contexto da Transição Complexa do Cálculo – TCC, poderão contribuir na obtenção de maiores conhecimentos didático-metodológicos sobre a mesma, no contexto académico.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-04-24
Como Citar
Alves, F. R. V. (2016). GeoGebra e a Transição Complexa do Cálculo – TCC: o caso da regra de L´’Hôpital. Indagatio Didactica, 8(2), 95-118. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2536
Secção
Tecnologias da informação em educação