As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB – um olhar qualitativo dos gestores

  • Rui Neves Departamento de Educação e Psicologia / Centro de Investigação em Didática e Tecnologia naFormação de Formadores, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: escolas 1º ceb, gestores, condições materiais, educação física

Resumo

O presente estudo centra-se na análise das condições materiais do desenvolvimento da educação física (EF) nas escolas do 1º ciclo do ensino básico (1º ceb), com base nas perspetivas dos gestores das escolas com responsabilidades sobre este nível de ensino. Foram inquiridos através de um questionário, 14 professores do 1º ceb em funções de gestão na direção de Agrupamentos de Escolas na região de Aveiro (Portugal) que responderam às questões: i) “Como caracteriza a qualidade das condições materiais da área da EF nas escolas do 1º ceb do agrupamento (muito más; más; razoáveis; boas; muito boas ou excelente); ii) Porquê? (questão aberta); iii) qual o contexto de realização das aulas de EF mais utilizado?; iv Justifique (questão aberta). Os dados foram tratados em termos de análise de conteúdo e evidenciaram que os gestores identificaram uma diversidade de condições materiais para a EF nas escolas do 1º ceb, entre agrupamentos e também no interior de alguns agrupamentos. Há uma perceção global positiva sobre as condições materiais para o desenvolvimento da EF, apesar da diferenciação existente entre escolas.

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Publicado
2016-04-24
Como Citar
Neves, R. (2016). As condições materiais da prática da educação física no 1º CEB – um olhar qualitativo dos gestores. Indagatio Didactica, 8(2), 26-36. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2521
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática