Comunidades profissionais enquanto espaços formativos: olhares sobre o (e a partir do) Projeto Creche

  • Sónia Correia Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Universidade de Aveiro
  • Luciana Mesquita CIDTFF - Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Comunidades profissionais, trabalho colaborativo, desenvolvimento profissional, educação para a infância

Resumo

O presente estudo objetiva caracterizar o contexto formativo estabelecido pelo Projeto Creche nos seus primeiros três anos de existência, um grupo que reúne educadoras e académicos em torno de questões relacionadas com a educação para a infância. Para tal, parte-se de um enquadramento teórico construído em torno de questões relacionadas com as comunidades profissionais, mais particularmente sobre as suas dinâmicas de construção e funcionamento, para uma análise do caso específico constituído pelo Projeto. A leitura realizada do contexto a partir de atas de reunião do grupo e de reflexões escritas pelos seus participantes, procura especificamente identificar e caracterizar as atividades desenvolvidas no Projeto Creche, os papéis criados e assumidos pelos seus integrantes, as relações interpessoais estabelecidas e as conceções individuais demonstradas sobre a experiência proporcionada pelo grupo. Por fim, relacionam-se as dinâmicas identificadas no grupo com características atribuídas às comunidades profissionais.

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Publicado
2016-04-24
Como Citar
Correia, S., & Mesquita, L. (2016). Comunidades profissionais enquanto espaços formativos: olhares sobre o (e a partir do) Projeto Creche. Indagatio Didactica, 8(2), 7-25. https://doi.org/10.34624/id.v8i2.2518
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática