Comunidades profissionais enquanto espaços formativos: olhares sobre o (e a partir do) Projeto Creche
Resumo
O presente estudo objetiva caracterizar o contexto formativo estabelecido pelo Projeto Creche nos seus primeiros três anos de existência, um grupo que reúne educadoras e académicos em torno de questões relacionadas com a educação para a infância. Para tal, parte-se de um enquadramento teórico construído em torno de questões relacionadas com as comunidades profissionais, mais particularmente sobre as suas dinâmicas de construção e funcionamento, para uma análise do caso específico constituído pelo Projeto. A leitura realizada do contexto a partir de atas de reunião do grupo e de reflexões escritas pelos seus participantes, procura especificamente identificar e caracterizar as atividades desenvolvidas no Projeto Creche, os papéis criados e assumidos pelos seus integrantes, as relações interpessoais estabelecidas e as conceções individuais demonstradas sobre a experiência proporcionada pelo grupo. Por fim, relacionam-se as dinâmicas identificadas no grupo com características atribuídas às comunidades profissionais.
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0