Clube das Línguas – olhares dos professores sobre um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Resumo
O estudo que aqui se apresenta tem como objetivo conhecer as representações de professoras de línguas sobre as potencialidades educativas de um projeto de sensibilização à diversidade linguística no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto, intitulado “Clube das Línguas”, destina-se a alunos do 2.º CEB e foi implementado durante os anos letivos 2018/19 e 2019/20, num agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. O projeto permite aos alunos o contacto com o francês, o alemão e o mandarim, num regime de atividades extracurriculares, em blocos de 4 semanas por língua, alternadamente. Os dados a analisar foram recolhidos no final do segundo ano de implementação do projeto e consistem em inquéritos por entrevistas às três professoras de línguas intervenientes.
Os resultados obtidos mostram que, apesar de reconhecerem a importância da abordagem da sensibilização à diversidade linguística, as professoras optaram pelo ensino das línguas de forma individualizada, em detrimento de uma abordagem mais plural das línguas. Ainda assim, consideram que se trata de um projeto inovador, pela oferta de diferentes línguas estrangeiras no 2.º CEB, e com um potencial impacto positivo nas escolhas futuras dos alunos em relação às línguas a aprender, uma vez que contribuiu para a crescente motivação para a aprendizagem de línguas estrangeiras.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0