Situações Didáticas Olímpicas e o GeoGebra contribuindo na formação inicial do professor de Matemática

Palavras-chave: Situações Didáticas Olímpicas, Teoria das Situações Didáticas, Engenharia Didática de Formação, Formação de professor de Matemática, GeoGebra

Resumo

Este artigo trata-se de um trabalho de pesquisa que surgiu da necessidade de motivar e formar futuros professores de Matemática à trabalharem com problemas de olimpíadas em suas aulas e instigarem o espírito investigativo de seus alunos. Para isso, foi necessário conhecer como acontece as formações de professores para olimpíadas de Matemática e os pressupostos da Teoria das Situações Didáticas como fundamentação teórica. Este trabalho teve como objetivo apresentar a aplicação de uma Situação Didática Olímpica que gere a manifestação dos conceitos epistêmicos dos professores em formação inicial sobre o conteúdo de Sequências Numéricas amparada pelo software GeoGebra. A metodologia seguiu as etapas da Engenharia Didática de Formação em consonância com a Teoria das Situações Didáticas tendo como suporte o GeoGebra. Os participantes do experimento foram cinco estudantes do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza. A coleta de dados aconteceu a partir de instrumentais como: registros fotográficos, gravação de áudios, questionários, produções escritas dos participantes, observações e entrevista. A partir da análise da aplicação, encontrou-se como resultado a manifestação de outras formas de compreender o assunto de Sequências Numéricas, não esperadas na análise a priori. Outra descoberta foi a satisfação em usar o aplicativo do GeoGebra no celular como forma de resolver problemas. Com efeito, conclui-se que trabalhar com problemas olímpicos auxilia na formação inicial dos professores de Matemática, seja na elaboração de conjecturas, no aprofundamento dos conteúdos e na elaboração de estratégias durante a resolução de problemas.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-12-17
Como Citar
de Azevedo, I., & Alves, F. (2020). Situações Didáticas Olímpicas e o GeoGebra contribuindo na formação inicial do professor de Matemática. Indagatio Didactica, 12(5), 393-414. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23493
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática