O Calculador Multibásico e a Educação de Infância

  • Adriana Ferreira Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Dárida Maria Fernandes Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
Palavras-chave: Calculador Multibásico, Educação Pré-escolar, sentido do número

Resumo

A investigação em Matemática tem, cada vez mais, evidenciado a necessidade e a importância de incluir a construção progressiva de noções matemáticas na Educação Pré-Escolar, sendo esta área determinante para o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com crianças de cinco anos e teve como principal objetivo identificar e analisar as atitudes e os conhecimentos matemáticos adquiridos pelas crianças com a utilização do Calculador Multibásico (CM). Neste trabalho de investigação apresentam-se os processos implementados e os resultados obtidos, referindo-se estratégias, raciocínios e argumentações descritas pelas crianças. Apesar da motivação deste estudo residir na experiência de lecionação no ensino superior, da Unidade Curricular “Números e Estruturas”, integrada no plano de estudos da Licenciatura em Educação Básica (LEB), este artigo foca-se na dinâmica estabelecida na Educação de Infância e nos resultados obtidos tendo por base o material referido.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-12-17
Como Citar
Ferreira, A., & Fernandes, D. (2020). O Calculador Multibásico e a Educação de Infância. Indagatio Didactica, 12(5), 345-368. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23487
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática