Jogos de RPG: Uma proposta didática para aulas de Matemática
Resumo
Esta proposta didática foi desenvolvida e aplicada com uma turma do 3ª ano do Ensino Médio Profissionalizante, na disciplina de Matemática, de uma escola pública na cidade de Sobral - CE. O intuito deste relato é associar as habilidades necessárias para uma partida de RPG – Role Playing Game – ao uso de estratégias lógico-matemáticas no que diz respeito à tomada de decisões, estratégias para resolução de problemas e alguns princípios básicos de contagem e probabilidade, bem como relações interpessoais, entrando no campo das competências socioemocionais. O ensino de Matemática pode ser trabalhado por meio do uso de jogos de RPG utilizando técnicas de Storytelling e interpretação textual como um recurso lúdico e dinâmico para os estudantes, possibilitando uma nova roupagem à teoria lógico-matemática, dando-os autonomia e descentralizando a figura do professor como detentor do conhecimento. A metodologia deste trabalho consistiu na concepção e aplicação de um jogo de RPG, onde os enigmas/tarefas criados foram voltados para o ensino de contagem e probabilidade de forma criativa, explorando a contação de estórias. A coleta de dados se deu por meio de registros fotográficos, observações das sessões e registro das produções textuais para roteiro das sessões. Assim, esta experiência mostrou como o professor pode reestruturar suas aulas, facilitando a aprendizagem e a contextualização de situações problema, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades interacionais dos estudantes, pois o mecanismo do jogo envolve interpretação de personagens, elaboração de estratégias e tomada de decisões rápidas.
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