Algoritmo da decomposição da subtração: aprofundar conhecimentos através do uso de um manipulativo virtual

  • Nuno Martins Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8850-338X
  • Cecília Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal / CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Lab-DCT da UTAD), Portugal https://orcid.org/0000-0002-9962-562X
  • Ricardo Silva Centro de Ciência Viva do Alviela, Portugal
  • Fernando Martins Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI, UNICID, Portugal / Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1812-2300
Palavras-chave: formação inicial de professores, manipulativos virtuais, applets, algoritmo da decomposição da subtração

Resumo

A utilização de manipulativos virtuais em sala de aula proporciona ambientes geradores de uma aprendizagem mais efetiva da matemática. Com estas ferramentas os alunos recebem um feedback imediato das suas ações, envolvendo-os em processos de raciocínios válidos e levando-os a uma aprendizagem sólida e com significado. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, ensina-se o algoritmo da decomposição da subtração antes do algoritmo padrão. É fundamental que o futuro professor tenha um conhecimento aprofundado dos procedimentos matemáticos envolvidos nos diversos algoritmos. Apresenta-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativo e com um design estudo de caso, realizado com alunos do 3.º ano da licenciatura em Educação Básica de uma Instituição de Ensino Superior portuguesa e teve como objetivo analisar como o uso de um manipulativo virtual específico permitiu aprofundar os conhecimentos destes alunos sobre o algoritmo da decomposição da subtração. O estudo baseou-se na resolução de um conjunto de tarefas com o auxílio da applet Base Blocks Subtraction (National Library of Virtual Manipulatives). Os resultados evidenciam que, durante a resolução das tarefas com o uso da applet, a terminologia matemática usada pelos alunos foi melhorando, evitando, por exemplo, a recorrência sistemática a expressões relacionadas com mnemónicas. Por outro lado, o uso da applet permitiu que os alunos tomassem consciência das suas lacunas ao nível dos procedimentos do algoritmo, nomeadamente, do processo de decomposição de uma unidade de determinada ordem do aditivo, quando necessário.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-12-17
Como Citar
Martins, N., Costa, C., Silva, R., & Martins, F. (2020). Algoritmo da decomposição da subtração: aprofundar conhecimentos através do uso de um manipulativo virtual. Indagatio Didactica, 12(5), 309-328. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23481
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática