Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: implicações da vertente francesa da Didática Profissional (DP) e a noção de competência

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE / Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq – PQ2 https://orcid.org/0000-0003-3710-1561
  • Nadja Maria Acioly Régnier Institut National Supérieur du Professorat et de l´éducation - INSPE - Université Claude Bernard Lyon1 / EA 4571  - Laboratoire Education Cultures Politiques https://orcid.org/0000-0002-2730-9687
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática, Didática Profissional, Pesquisa, Competência profissional

Resumo

O presente trabalho, de natureza teórica, considera o cenário de investigação no campo do ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Examina o contexto de sua constituição, como um campo de convergência de pesquisadores, entretanto, tendo como maior objetivo, direcionar maior atenção para a discussão do papel do professor que atua no ensino de disciplinas específicas (Matemática, Física, Química e Biologia). Dessa forma, com origem em uma perspectiva afetada pela vertente francesa da Didática Profissional e um design de investigação derivado da noção de Engenharia de Formação, o trabalho assinala, mediante revisão sistemática da literatura (Okoli, 2015), a necessidade de um exame sobre a noção de competência profissional e dos processos de aprendizagem do professor, com ênfase em sua atividade profissional. O trabalho apresenta, ainda, como design de investigação, uma análise teórica e a constituição de referências teóricas sobre o assunto, com o escopo de propor uma perspectiva de complementaridade teórica para tal entendimento da noção de competência, a partir da Didática das Disciplinas e da Didática Profissional. Por fim, no cotejo de suas principais conclusões, apresenta indicações finais sobre o interesse futuro de coleta de dados empíricos, no cenário de formação de professores no Brasil, cuja repercussão para a definição e a renovação dos modelos acadêmicos de formação se apresenta necessária e urgente.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Alves, F., & Régnier, N. (2020). Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: implicações da vertente francesa da Didática Profissional (DP) e a noção de competência. Indagatio Didactica, 12(5), 287-308. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23478
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática