Pro(g)Natura, flexibilidade curricular numa aliança entre contextos educativos: natureza, linguagem de programação e sala de aula
Resumo
De forma a dar resposta a essas novas exigências, surgiu em 2018, no âmbito do desenvolvimento do plano de flexibilidade curricular, o programa educativo Pro(g)Natura (PgN). Este programa alia a aprendizagem de uma linguagem de programação, com evidências da sua potencialidade no desenvolvimento de aprendizagens curriculares de forma transversal; o ambiente de educação na natureza, com benefícios comprovados, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de aprendizagens curriculares e da consciência ambiental dos alunos, e a sala de aula.
O presente artigo tem por objetivo apresentar o impacto do PgN, ao nível do desenvolvimento de competências gerais, específicas e transversais, tendo por base o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, em três turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao final do o ano letivo 2019/2020, de um agrupamento de escolas de Coimbra.
Os resultados aqui apresentados, relativos à perceção dos Professores Titulares de três turmas participantes sobre o impacto deste programa, permitem-nos compreender que o PgN terá tido um impacto positivo no desenvolvimento de competências dos alunos. Compreende-se assim que a articulação dos ambientes educativos natureza, linguagem de programação Scratch e sala de aula, bem como as práticas educativas potenciadas por este programa, terão sido fator preponderante para o desenvolvimento das competências dos alunos.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0