Aprendizagem e colaboração no uso de jogos digitais em tablets: a percepção das crianças sobre uma experiência na escola

Palavras-chave: aprendizagem, jogos, tecnologia, criança, escola

Resumo

A interação com os jogos digitais pode influenciar os processos de aprendizagem das crianças e exercitar habilidades cognitivas e sociais em contexto escolar. Diante disso, este trabalho tem como objetivo caracterizar a colaboração emergente do uso de jogos digitais em tablets na escola, considerando a percepção das crianças. Para tal, realizou-se um estudo de campo qualitativo pautado na realização de intervenções em sala de aula utilizando um aplicativo que integra minigames para o exercício de habilidades cognitivas. Os procedimentos para coleta de dados incluíram o registro das observações narrativas, gravações de vídeos e entrevistas com um grupo de 24 crianças de uma turma de 2ª ano de uma escola pública brasileira. Os resultados revelaram que as crianças percebem a colaboração como um compromisso mútuo em prol de um objetivo comum que inclui o respeito às regras acordadas em grupo e o trabalho coletivo. Além disso, a colaboração revela-se possível mesmo com o uso de dispositivos móveis acessados individualmente. Conclui-se ser possível promover novos contextos de aprendizagem ancorados em práticas colaborativas e no uso de tecnologias móveis como estratégia para a construção do conhecimento no espaço escolar.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Ramos, D., Anastácio, B., da Silva, G., & Cardoso, V. (2020). Aprendizagem e colaboração no uso de jogos digitais em tablets: a percepção das crianças sobre uma experiência na escola. Indagatio Didactica, 12(5), 235-252. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23466
Secção
Tecnologias da informação em educação