Objetos Digitais de Aprendizagem e os estilos de uso do virtual: estreitando relações e construindo diálogos

  • Mariana dos Reis Alexandre Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Daniela Melaré Vieira Barros Docente da Universidade Aberta - Portugal / Colaboradora no Programa de Pós Graduação de Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Palavras-chave: Objetos digitais de aprendizagem, Objetos de aprendizagem, estilos de uso do virtual, inclusão, avaliação de objetos digitais

Resumo

O presente artigo é fruto de leituras e discussões realizadas em disciplinas de pós-graduação; questionamentos advindos de dissertação de mestrado e do início do processo de doutoramento. A partir de estudos sobre as características, critérios avaliativos dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) e os estilos de uso do virtual, delimitou-se como objetivo central deste artigo identificar e analisar os aspectos inclusivos presentes nas características dos ODA. Considerando que os estilos de uso do virtual trazem a possibilidade de adequação do percurso de aprendizagem conforme os perfis e individualidades dos estudantes em um viés inclusivo, os objetivos específicos consistem em: a) delimitar as principais características dos ODA; b) identificar as relações possíveis entre as características dos ODA e os estilos de uso do virtual. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo por meio de uma pesquisa exploratória e analítica. Como resultados, considera-se as possibilidades de aprimoramento na construção de ODA com parâmetros atuais e de qualidade que atendam as tipologias dos estudantes no contexto de aumento do uso do virtual no percurso de aprendizagem.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-12-17
Como Citar
Alexandre, M., & Barros, D. (2020). Objetos Digitais de Aprendizagem e os estilos de uso do virtual: estreitando relações e construindo diálogos. Indagatio Didactica, 12(5), 207-234. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23463
Secção
Tecnologias da informação em educação