Objetos Digitais de Aprendizagem e os estilos de uso do virtual: estreitando relações e construindo diálogos
Resumo
O presente artigo é fruto de leituras e discussões realizadas em disciplinas de pós-graduação; questionamentos advindos de dissertação de mestrado e do início do processo de doutoramento. A partir de estudos sobre as características, critérios avaliativos dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) e os estilos de uso do virtual, delimitou-se como objetivo central deste artigo identificar e analisar os aspectos inclusivos presentes nas características dos ODA. Considerando que os estilos de uso do virtual trazem a possibilidade de adequação do percurso de aprendizagem conforme os perfis e individualidades dos estudantes em um viés inclusivo, os objetivos específicos consistem em: a) delimitar as principais características dos ODA; b) identificar as relações possíveis entre as características dos ODA e os estilos de uso do virtual. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo por meio de uma pesquisa exploratória e analítica. Como resultados, considera-se as possibilidades de aprimoramento na construção de ODA com parâmetros atuais e de qualidade que atendam as tipologias dos estudantes no contexto de aumento do uso do virtual no percurso de aprendizagem.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0