A presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski nas teses de doutoramento da Universidade de Aveiro

  • Ruben de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Uberlândia, Brasil / Instituto de Psicologia
  • Marlene da Rocha Migueis Universidade de Aveiro, Portugal / Departamento de Educação e Psicologia
Palavras-chave: psicologia histórico-cultural, Vigotski, tese de doutoramento, metodologia de pesquisa científica

Resumo

Neste artigo aborda-se a presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski em teses de doutoramento produzidas na Universidade de Aveiro, Portugal. O trabalho discute a incorporação de sua teoria aos elementos estruturantes desses trabalhos acadêmicos e como ela é aproveitada. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e procedimentos quantitativos de tratamento dos dados, utilizando-se a estatística descritiva. Foram encontradas e analisadas 41 teses de doutoramento mencionando sua teoria, publicadas entre 2004 e 2017. Os resultados mostram as áreas de conhecimento e os departamentos da universidade que estão envolvidos na produção analisada. Indicam, ainda, a extensão e a densidade com que a teoria foi incorporada aos trabalhos, distingue as teses conforme as características apresentadas em torno de sua utilização e identifica que contribuições da teoria foram mais exploradas. Este trabalho espera contribuir para as discussões sobre como a psicologia histórico-cultural de Vigotski emerge nas produções acadêmicas portuguesas.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Nascimento, R., & Migueis, M. (2020). A presença da psicologia histórico-cultural de Lev S. Vigotski nas teses de doutoramento da Universidade de Aveiro. Indagatio Didactica, 12(5), 193-206. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23460
Secção
Outros olhares