Reivindicações Educativas das Línguas Nacionais em Angola no Contexto de Predomínio da Língua Portuguesa

Palavras-chave: Angola, Línguas nacionais, língua portuguesa, ensino plurilíngue, políticas linguísticas, comunicação, colonialismo

Resumo

A educação é inegavelmente um domínio prioritário de um determinado país. São vários os países que entenderam essa importância e por isso fizeram grandes esforços para melhorar os seus sistemas de educação, obtendo daí grandes resultados, ao contrário daqueles países que adotaram o modelo educacional herdado do colonialismo e continuaram com este sem uma reflexão profunda sobre as necessidades e aspirações dos seus povos.
Angola é um desses países que herdaram os seus sistemas educacionais do colonialismo, e com vista a reverter a situação, deve favorecer o sector da educação com uma visão projetada a partir dos seus fenómenos sociais, culturais e sobretudo linguísticos. Isto implica uma nova decisão política em relação ao atual sistema educacional, que teima em não acolher nem acomodar o ensino e aprendizagem das línguas nacionais, por força das crises estruturais que se desenvolveram durante a sua história colonial.
Este artigo trata da questão das línguas nacionais em Angola e aborda as vozes que reivindicam a sua inserção no sistema educacional, como forma de reverter o atual status quo onde o ensino é ministrado única e exclusivamente em língua portuguesa.
O artigo sugere a introdução de uma educação plurilíngue que consista em ensinar e aprender simultaneamente mais de duas línguas, ou seja, a língua de implantação numa dada região do país, a língua com maior número de falantes, que é o umbundu, bem como a língua da capital, Luanda, que é o kimbundu.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-12-17
Como Citar
Edmundo, F., & Nobre, A. (2020). Reivindicações Educativas das Línguas Nacionais em Angola no Contexto de Predomínio da Língua Portuguesa. Indagatio Didactica, 12(5), 177-192. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23457
Secção
Outros olhares