A Educação Histórica no Ensino Primário em Angola numa perspetiva glocal: um estudo centrado no Programa da 5.ª classe

Resumo

O artigo aborda a Educação Histórica no Ensino Primário em Angola, focando-se no Programa de História da 5.ª classe de 2019. Objetiva compreender os seus pressupostos e sugerir medidas promotoras da sua qualidade. O estudo é qualitativo, com recurso à análise documental feita a partir de uma grelha elaborada e validada. Os principais resultados indicam que, apesar de o Programa não incluir explicitamente a necessidade de se abordar dimensões centrais dos princípios curriculares nacionais, ele contempla outras alinhadas com perspetivas internacionais/nacionais, por exemplo com o 4.º Objetivo da Agenda 2030 e, ainda, uma reduzida adequação à “natureza da cognição histórica situada”. Sugere-se que estes resultados sejam contemplados na atual revisão curricular em Angola e em outros contextos similares.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Emanuel, V., Barca, I., & Costa, N. (2020). A Educação Histórica no Ensino Primário em Angola numa perspetiva glocal: um estudo centrado no Programa da 5.ª classe. Indagatio Didactica, 12(5), 155-176. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23454
Secção
Avaliação em educação