Motivações e expectativas de alunos no ensino técnico profissional pós-laboral: um estudo numa escola no Lubango-Angola

Palavras-chave: Ensino secundário técnico-profissional, estudantes, motivações e expectativas

Resumo

O estudo que se apresenta enquadra-se numa investigação realizada no contexto de uma escola do ensino secundário técnico-profissional no Lubango, Angola. Neste artigo, pretendemos analisar as motivações de alunos desta escola para a escolha da escola e dos cursos em que se encontram, assim como as suas expectativas relativamente à sua frequência escolar e ao seu futuro. Os participantes do estudo são 72 alunos do 12º ano de escolaridade dos cursos técnico-profissionais de Informática, Contabilidade e Gestão, Administração Pública e Secretariado. A fundamentação teórica do estudo apoia-se na teoria da autodeterminação e no credencialismo. Com uma metodologia de investigação extensiva, com caráter exploratório, a recolha de dados foi feita através de inquérito por questionário. O tratamento de dados foi realizado através de análise estatística descritiva, com recurso ao software SPSS versão 25. A análise dos resultados permitiu concluir que a escolha da escola e dos cursos tem subjacente fatores, motivações e expectativas com uma forte dimensão instrumental ou extrínseca, designadamente associada ao prestígio da escola e da profissão a que os cursos potencialmente dão acesso.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Júlio, M., Gonçalves, M., & Araújo e Sá, M. H. (2020). Motivações e expectativas de alunos no ensino técnico profissional pós-laboral: um estudo numa escola no Lubango-Angola. Indagatio Didactica, 12(5), 139-154. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23451
Secção
Avaliação em educação