Por que Ensino e Educação são áreas diferentes de pesquisa no contexto CAPES/Brasil

Palavras-chave: Avaliação da CAPES, Pesquisa em educação, Pesquisa em ensino, Pós-graduação

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre o surgimento, crescimento e atuação da Área de pesquisa em Ensino (Área 46) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e suas peculiaridades e sobreposições com a Área da Educação (Área 38). Foi realizada a busca de literatura científica e documentos da CAPES, com a intenção de encontrar delimitações de temáticas que pudessem definir o que seria próprio de cada uma das áreas, porém tendo o Ensino como foco. A criação da Área 46 se deve inicialmente às comunidades de pesquisadores em educação em ciências e matemática, seguida de sua expansão às necessidades multidisciplinares de novos cursos de pós-graduação. Contudo permanecem sobreposições com a Educação. Por isso, retoma-se a discussão da necessidade e escopo de cada uma das áreas e convoca-se a comunidade envolvida para refletir sobre a atuação e relevância dos programas de pós-graduação em Ensino no Brasil

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Viveros, R., Klüber, T., Zilly, A., & Silva-Sobrinho, R. A. (2020). Por que Ensino e Educação são áreas diferentes de pesquisa no contexto CAPES/Brasil. Indagatio Didactica, 12(5), 119-138. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23448
Secção
Avaliação em educação