As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

Palavras-chave: Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), Educação inclusiva, Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, Terapeutas Ocupacionais

Resumo

Com a recente implementação do Decreto-Lei nº 54/2018 sobre educação inclusiva, não existem muita investigação sobre a perceção dos profissionais de saúde envolvidos nas equipas multidisciplinares integradas nas escolas. Assim, tornou-se necessário compreender a perceção dos terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), relativamente à implementação das novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Os objetivos do presente estudo consistem em investigar as alterações que as novas medidas pressupõem na intervenção destes profissionais e compreender o impacto que têm no desempenho ocupacional das crianças com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte. Para a realização deste estudo o método escolhido foi o descritivo observacional transversal, através da abordagem qualitativa, e a recolha de dados foi realizada através de questionários online. Os dados foram processados recorrendo à análise de conteúdo, com recurso ao software WebQDA. Os resultados obtidos sugerem que os terapeutas ocupacionais consideram que a atual legislação foi alvo de diferentes interpretações o que conduziu a uma implementação divergente na comunidade educativa. A evidência científica que defende a inclusão dos alunos com medidas adicionais de suporte nas salas de ensino regular suporta a perceção dos terapeutas ocupacionais relativamente ao impacto positivo no desempenho ocupacional destes alunos e dos pares.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Reis, H., Ferreira, C., Neto, C., Pereira, I., & Rosado, M. (2020). As novas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão: a perceção de terapeutas ocupacionais integrados em Centros de Recursos para a Inclusão (CRI). Indagatio Didactica, 12(5), 83-98. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23442
Secção
Supervisão