Conhecimento para ensinar gramática: um estudo ao nível da planificação pedagógico-didática na formação inicial de professores

  • Gabriela Barbosa Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação
Palavras-chave: conhecimento profissional, gramática, planificação, professor-estagiário

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo cujo objetivo foi perceber o potencial da planificação escrita enquanto instrumento para identificar e caracterizar o conhecimento de professores estagiários (PE) para o ensino da gramática. O estudo situa-se no quadro da linguística educacional, no domínio do ensino da gramática da língua portuguesa e no estudo das competências profissionais dos professores. Analisaram-se planificações escritas de 42 PE, de estudantes de mestrados profissionalizantes em Educação, a realizar prática de ensino supervisionada em turmas de 3.º e 4.º ano do ensino básico. Para tratamento dos dados foi usado o software webQDA (versão 3.0). Através das suas ferramentas de codificação e matrizes, procuramos encontrar regularidades e relações entre categorias e subcategorias, no âmbito de uma metodologia de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a planificação escrita não reflete na íntegra o que o PE vai fazer, mas espelha claramente a linha de pensamento e organização dos saberes. Percebe-se como os PE vão explorar os conteúdos gramaticais, as estratégias que seguem para reorganizar a aprendizagem dos alunos, as tarefas que propõem, o tipo de envolvimento que desejam dos alunos, a articulação entre os objetivos de aprendizagem e as atividades planificadas. Reconhece-se a necessidade de alargar a investigação a mais planificações. Assim, os resultados já interpretados apontam para a pertinência do instrumento “planificação-escrita” para discutir o conhecimento dos PE para o ensino da gramática.

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Publicado
2020-12-17
Como Citar
Barbosa, G. (2020). Conhecimento para ensinar gramática: um estudo ao nível da planificação pedagógico-didática na formação inicial de professores. Indagatio Didactica, 12(5), 31-46. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23430
Secção
Supervisão