Papel do diário de campo reflexivo na formação docente

Palavras-chave: Licenciatura, Estágio Supervisionado, Diário de Campo Reflexivo

Resumo

A formação inicial de professores tem sido objeto frequente de investigação. E umas das ideias bastante discutidas se refere à constituição do professor reflexivo. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender a prática docente relacionada à disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II, tomando como ponto de partida os Diários de Campo Reflexivos construídos por alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para o desenvolvimento da compreensão da experiência de estágio foram considerados 12 documentos e para a apreciação das narrativas apresentadas foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Foi constatado que a documentação em diários afetou positivamente nas reflexões e ações relacionadas com o oficio do ser professor dos discentes estagiários.

Publicado
2020-12-17
Como Citar
Conde, I., Pereira, L., Neto, I., Menezes, J., Pantoja, L., & Paixão, G. (2020). Papel do diário de campo reflexivo na formação docente. Indagatio Didactica, 12(5), 15-30. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23427
Secção
Supervisão