Analisando materiais didáticos com enfoque CTSA produzidos por professores de Química do Ensino Médio
Resumo
Apresentamos, neste trabalho, uma análise da elaboração de atividades de ensino numa perspectiva CTSA de três professores de Química de escolas públicas de São Paulo, Brasil. A partir de um processo de reflexão orientada, os professores construíram seus materiais, formulando um problema que possibilitasse explorar as interações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente (CTSA). As atividades produzidas foram analisadas considerando-se a presença da problematização ao longo do material, as ênfases de conteúdo (C, T, S ou A), a relação entre as atividades propostas e o tema, e a visão geral de contextualização presente nesses materiais elaborados. A partir do processo formativo, os três professores apresentaram, na elaboração de seus materiais, uma visão de contextualização como compreensão da realidade social, as atividades produzidas apresentaram ênfases em conteúdos de C e S. A problematização proposta permeou a maioria das atividades, mantendo em geral uma relação direta com o tema. O processo de reflexão orientada parece ter contribuído para que os professores refletissem sobre suas visões e sobre os enfoques CTSA no ensino e, assim, produziram materiais que possibilitaram a exploração dos temas sócio científicos por eles escolhidos.
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