Analisando materiais didáticos com enfoque CTSA produzidos por professores de Química do Ensino Médio

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Instituto de Química da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-4099-8712
  • Ana Carolina de Almeida Paulino Instituto de Química da Universidade de São Paulo
  • Fabio Luiz de Souza Instituto de Química da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-7597-5038
  • João Batista dos Santos Junior Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba
  • Luciane Hiromi Akahoshi Instituto de Química da Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-1574-7548
  • Naãma Cristina Negri Vaciloto Instituto de Química da Universidade de São Paulo
  • Terezinha Iolanda Ayres Pereira Instituto de Química da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: ensino de Química, formação continuada de professores, sequência de ensino, abordagem de ensino CTSA

Resumo

Apresentamos, neste trabalho, uma análise da elaboração de atividades de ensino numa perspectiva CTSA de três professores de Química de escolas públicas de São Paulo, Brasil. A partir de um processo de reflexão orientada, os professores construíram seus materiais, formulando um problema que possibilitasse explorar as interações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente (CTSA). As atividades produzidas foram analisadas considerando-se a presença da problematização ao longo do material, as ênfases de conteúdo (C, T, S ou A), a relação entre as atividades propostas e o tema, e a visão geral de contextualização presente nesses materiais elaborados. A partir do processo formativo, os três professores apresentaram, na elaboração de seus materiais, uma visão de contextualização como compreensão da realidade social, as atividades produzidas apresentaram ênfases em conteúdos de C e S. A problematização proposta permeou a maioria das atividades, mantendo em geral uma relação direta com o tema. O processo de reflexão orientada parece ter contribuído para que os professores refletissem sobre suas visões e sobre os enfoques CTSA no ensino e, assim, produziram materiais que possibilitaram a exploração dos temas sócio científicos por eles escolhidos.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-11-16
Como Citar
Marcondes, M., Paulino, A., de Souza, F., Junior, J., Akahoshi, L., Vaciloto, N., & Pereira, T. (2020). Analisando materiais didáticos com enfoque CTSA produzidos por professores de Química do Ensino Médio. Indagatio Didactica, 12(4), 327-348. https://doi.org/10.34624/id.v12i4.21796
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática