“Da cabeça aos pés, conhecer o corpo” – o esquema corporal na educação pré-escolar
Resumo
O presente artigo centrado no desenvolvimento do esquema corporal de crianças em idade pré-escolar relata um estudo de cariz interpretativo-comparativo com 19 crianças (entre os 3 e os 5 anos de idade). O estudo desenvolveu-se num Centro Escolar situado no concelho de Ílhavo, em Portugal, e foi implementado no decorrer de três meses. Como um dos instrumentos de recolha de dados foi utilizada a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, sendo realizada uma análise dos dados do tipo quantitativo com o objetivo de compreender a evolução das crianças em relação ao seu sentido cinestésico e lateralidade. O objetivo do estudo foi caraterizar o processo de desenvolvimento da noção de esquema corporal, em função da aplicação de um programa da sua estimulação nas crianças.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0