“Da cabeça aos pés, conhecer o corpo” – o esquema corporal na educação pré-escolar

Palavras-chave: esquema corporal, educação pré-escolar, desenvolvimento global

Resumo

O presente artigo centrado no desenvolvimento do esquema corporal de crianças em idade pré-escolar relata um estudo de cariz interpretativo-comparativo com 19 crianças (entre os 3 e os 5 anos de idade). O estudo desenvolveu-se num Centro Escolar situado no concelho de Ílhavo, em Portugal, e foi implementado no decorrer de três meses. Como um dos instrumentos de recolha de dados foi utilizada a Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, sendo realizada uma análise dos dados do tipo quantitativo com o objetivo de compreender a evolução das crianças em relação ao seu sentido cinestésico e lateralidade. O objetivo do estudo foi caraterizar o processo de desenvolvimento da noção de esquema corporal, em função da aplicação de um programa da sua estimulação nas crianças. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Batista, B., & Neves, R. (2020). “Da cabeça aos pés, conhecer o corpo” – o esquema corporal na educação pré-escolar. Indagatio Didactica, 12(3), 519-536. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20127
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática