Construção de gráficos de barras em contextos interdisciplinares

Palavras-chave: gráficos de barras, interdisciplinaridade, literacia estatística, ensino básico

Resumo

Na sociedade em que vivemos estamos rodeados de informação estatística, onde obtemos resultados que nos permitem analisar a informação fornecida de forma crítica, tomando decisões de forma responsável. Cabe ao professor, como mediador de conhecimentos, desenvolver práticas que promovam o desenvolvimento de competências que permitam aos alunos fortalecer o seu conhecimento estatístico, refletindo acerca do que lhes é apresentado e consequentemente saber quais as implicações que estas podem ter nas suas vidas. As informações estatísticas apresentadas pelos media, na sua maioria, surgem em gráficos de barras, o que exige um olhar minucioso dos dados fornecidos. Estas representações são abordadas pelos alunos, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo-se a sua exploração nos restantes ciclos de ensino. Por conseguinte, é fundamental desenvolver a literacia estatística nos alunos de forma significativa aliando o contexto às aprendizagens. A interdisciplinaridade é uma prática de sala de aula que permite a articulação de várias áreas do saber, dando resposta a uma questão-problema em contexto real. O presente estudo tem por objetivo procurar compreender qual o impacto que os contextos interdisciplinares podem ter no desenvolvimento da construção de gráficos de barras. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativo e de design investigação-ação. Os resultados deste estudo evidenciam que o contexto interdisciplinar pode potenciar a promoção do desenvolvimento de conhecimentos estatísticos desenvolvidos pelos alunos para a construção de gráficos com compreensão através da exploração de um tema da vida real, proporcionando assim aprendizagens significativas. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Costa, S., Duque, I., & Martins, F. (2020). Construção de gráficos de barras em contextos interdisciplinares. Indagatio Didactica, 12(3), 471-494. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20121
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática