Ensinar com a banda desenhada para desenvolver competências em interação oral na língua materna

Palavras-chave: Banda desenhada, Interação oral, Competências, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Programa

Resumo

Desde os anos 90, temos vindo a estudar o uso da banda desenhada para ensinar o Português como língua materna na escolaridade obrigatória em Portugal. Tendo em conta o facto de que, na atualidade, o processo de ensino está focado no desenvolvimento de competências, defendemos o uso da banda desenhada para desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita. Mais tarde, levámos a cabo um estudo que consistia na análise do programa para o ensino do Português como língua materna centrado na presença da banda desenhada nesse documento e no papel que esta pode desempenhar no desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita. Recorrendo à análise documental, recolhemos informação nesse documento relativa aos dois aspetos já referidos: i) referências à banda desenhada e ii) seu contributo para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita. De seguida, os dados relativos ao segundo aspeto foram objeto de análise de conteúdo. 

Neste texto, apresentamos a parte dos resultados desse estudo relativa à análise da presença da banda desenhada no programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e ao papel que esta pode desempenhar no desenvolvimento de competências em interação oral. Esses resultados permitiram-nos concluir que, embora a banda desenhada seja escassamente referida no programa, pode efetivamente contribuir para o desenvolvimento de competências em interação oral em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 ou 10 anos. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Sá, C. (2020). Ensinar com a banda desenhada para desenvolver competências em interação oral na língua materna. Indagatio Didactica, 12(3), 363-382. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20100
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática