Ensinar com a banda desenhada para desenvolver competências em interação oral na língua materna
Resumo
Desde os anos 90, temos vindo a estudar o uso da banda desenhada para ensinar o Português como língua materna na escolaridade obrigatória em Portugal. Tendo em conta o facto de que, na atualidade, o processo de ensino está focado no desenvolvimento de competências, defendemos o uso da banda desenhada para desenvolver competências em compreensão na leitura e expressão/produção escrita. Mais tarde, levámos a cabo um estudo que consistia na análise do programa para o ensino do Português como língua materna centrado na presença da banda desenhada nesse documento e no papel que esta pode desempenhar no desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita. Recorrendo à análise documental, recolhemos informação nesse documento relativa aos dois aspetos já referidos: i) referências à banda desenhada e ii) seu contributo para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita. De seguida, os dados relativos ao segundo aspeto foram objeto de análise de conteúdo.
Neste texto, apresentamos a parte dos resultados desse estudo relativa à análise da presença da banda desenhada no programa para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e ao papel que esta pode desempenhar no desenvolvimento de competências em interação oral. Esses resultados permitiram-nos concluir que, embora a banda desenhada seja escassamente referida no programa, pode efetivamente contribuir para o desenvolvimento de competências em interação oral em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 ou 10 anos.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0