Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º CEB: Estratégias de inserção curricular

Palavras-chave: Sensibilização à diversidade linguística e cultural, Educação plurilingue e intercultura, Aprendizagens curriculares, Kamishibai plurilingue

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo com características de investigação-ação, desenvolvido em contexto de estágio pedagógico e implementado numa turma do 3º ano de escolaridade (ensino básico). O estudo foca-se na sensibilização à diversidade linguística e cultural (SDLC), pretendendo desenvolver aprendizagens curricularmente previstas e competências transversais nos alunos, capacitando-os para viverem num mundo globalizado. Visa-se compreender modos de inserção das línguas das crianças nas práticas educativas, experimentando estratégias e recursos e refletindo sobre o seu contributo no desenvolvimento de diferentes competências nas crianças e na professora em formação inicial. 

O projeto supramencionado foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico de forma a apoiar o desenvolvimento profissional e pessoal da professora em formação, ampliando o seu conhecimento sobre a SDLC. Acreditando que a SDLC se mostra como um dos modos possíveis para enfrentar o desafio que a globalização representa para as escolas, este projeto teve como principais finalidades: i) desenvolver conhecimentos, atitudes, valores e capacidades dos alunos de forma a que sejam pessoas bem sucedidas numa sociedade que se apresenta cada vez mais globalizada e plurilingue; ii) compreender as vantagens da inserção curricular da SDLC em contexto de ensino-aprendizagem e de formação; iii) Desenvolver um projeto de SDLC com recurso a um Kamishibai Plurilingue2 (KP). Os dados foram recolhidos através de notas de campo, de fotografias tiradas às crianças durante as intervenções, de uma biografia linguística preenchida no início do projeto e das entrevistas em focus group efetuadas no final do mesmo.

Os resultados desta investigação sugerem que os alunos desenvolveram conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, tendo registado uma maior curiosidade face às línguas, após contactarem com a diversidade e pluralidade linguística circundante. Os resultados evidenciam que o projeto permitiu também que preconizassem atitudes de respeito e de valorização face ao Outro, apreciando a diversidade de repertórios linguísticos e de culturas, estando mais despertos para modos de comunicação global. Por sua vez, a professora em formação inicial desenvolveu conhecimentos sobre a abordagem SDLC, atividades e recursos, assim como a capacidade de refletir sobre o projeto desenvolvido e as suas repercussões nos alunos e em si própria, apesar da dificuldade de operacionalização de diferentes estratégias inicialmente previstas devido às restrições temporais e curriculares. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Soares, A., & Martins, F. (2020). Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 1.º CEB: Estratégias de inserção curricular. Indagatio Didactica, 12(3), 341-362. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20097
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática