O kamishibai plurilingue como impulsionador de aprendizagens e mediador da diversidade linguística

  • Ana Sofia Santos Martins Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
  • Rosa Maria Faneca CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-7532-5905
Palavras-chave: Kamishibai plurilingue, Abordagens plurais, Sensibilização à diversidade linguística, Aprendizagens curriculares no 1.º CEB

Resumo

Este texto tem como objetivo perceber se as atividades com recurso ao kamishibai plurilingue podem promover aprendizagens curriculares ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes, e sensibilizar para a diversidade linguística. 

Neste texto apresentaremos resultados de um estudo realizado em 2019, em torno da ferramenta kamishibai plurilingue, construído a partir de um programa de intervenção didática numa turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da região de Aveiro, caracterizada pela existência de diversidade linguística e cultural. 

Para tal, analisaram-se registos fotográficos, e as respostas ao inquérito por entrevista à professora titular e aos alunos. 

Os resultados evidenciam que as atividades implementadas, com recurso ao kamishibai plurilingue, proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de aprendizagens curriculares ao nível do português, matemática e expressão plástica e sensibilizaram para a diversidade linguística e cultural. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Martins, A., & Faneca, R. (2020). O kamishibai plurilingue como impulsionador de aprendizagens e mediador da diversidade linguística. Indagatio Didactica, 12(3), 323-340. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20094
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática