Perceção dos estudantes de língua inglesa do ensino superior sobre o uso da tecnologia para aprendizagem: principais vantagens, limitações, expetativas e práticas de utilização

Palavras-chave: Inglês língua estrangeira, estudantes, ensino superior, tecnologia, competências de comunicação

Resumo

Este artigo visa apresentar os principais resultados de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, realizado junto de estudantes de língua inglesa no ensino superior público português, para averiguar a sua perceção quanto à utilidade de tecnologia para desenvolvimento das quatro competências de comunicação (ouvir, falar, ler e escrever). A partir da recolha de dados realizadas junto de 341 estudantes, foi analisada a perceção global da utilidade da tecnologia por parte dos estudantes, as principais vantagens e limitações identificadas, as práticas de uso da tecnologia no estudo autónomo, além das expetativas futuras de uso. 

Os resultados, apresentados numa perspetiva global, mas também à luz da distinção entre os regimes presencial e a distância, mostram que a perceção de utilidade da tecnologia para aprendizagem de língua inglesa é, genericamente, favorável. Os resultados associados às vantagens de utilização apresentam-se elevados, enquanto os relativos ao estudo autónomo se apresentam apenas moderados. Relativamente à identificação de limitações e constrangimentos, os resultados são reduzidos, enquanto as expetativas de utilização futura de tecnologia obtêm scores elevados. A competência de comunicação em que os resultados se apresentam mais reduzidos é a relativa à expressão oral. 

Os resultados obtidos e respetivas sugestões veiculadas, como a orientação docente para a mobilização de ferramentas e ambientes digitais para a promoção do estudo autónomo e o incentivo ao estudante, através de práticas de feedback mais sistemáticas, regulares e personalizadas, podem ser úteis para os docentes de língua inglesa do ensino superior, especificamente, para o desenvolvimento de competências úteis no futuro percurso profissional dos estudantes. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Chagas, L., & Pedro, N. (2020). Perceção dos estudantes de língua inglesa do ensino superior sobre o uso da tecnologia para aprendizagem: principais vantagens, limitações, expetativas e práticas de utilização. Indagatio Didactica, 12(3), 303-322. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20091
Secção
Tecnologias da informação em educação