Ambientes Educativos Inovadores: Um percurso de formação de professores

Palavras-chave: Ambientes Educativos Inovadores, Cenários de aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta o percurso de formação de professores na unidade curricular Ambientes Educativos Inovadores (AEI) de um Mestrado em Recursos Digitais em Educação. Esse percurso, organizado em quatro módulos, iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. De seguida foram exploradas diferentes abordagens pedagógicas inovadoras, com a finalidade de capacitar os professores com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. O desempenho dos professores nas atividades realizadas na UC AEI foi avaliado através de rubricas. O estudo de caso descritivo e exploratório aqui apresentado recorreu, para além da análise documental realizada através de rubricas, a uma entrevista de grupo focado. O balanço global do funcionamento da UC mostra que os professores se sentiram globalmente satisfeitos com as competências que desenvolveram quanto ao contributo dos AEI na inovação do ensino e na gestão curricular, o que poderá contribuir para a mudança das suas práticas. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Correia, M., & Cavadas, B. (2020). Ambientes Educativos Inovadores: Um percurso de formação de professores. Indagatio Didactica, 12(3), 285-302. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20088
Secção
Tecnologias da informação em educação