Estudo das Competências Digitais dos “Filhos da Guerra” de Angola, uma contribuição

Palavras-chave: Competência Digital, Reinserção Social, Diversidade Cultural, Guerra Civil Angolana, Desmobilização

Resumo

Angola só alcançou a paz no ano de 2002 após incessantes guerras civis. Guerras que foram estimuladas pelos conflitos de interesse gerados entre as superpotências da época, na denominada Guerra Fria. Como resultado, encontramos um Estado Angolano com dificuldades para abranger e educar a diversidade populacional. Os “Filhos da Guerra” (praças militares desmobilizadas) constituem uma fatia dessa população, rejeitada socialmente, pobre academicamente e sem conseguir desenvolver-se plenamente até aos dias de hoje. Este artigo nasce da necessidade de compreender a sua realidade, nomeadamente na sua relação com a utilização das Tecnologias. 

Neste trabalho utilizou-se uma metodologia quantitativa, de carácter hermenêutico, com fundamento etnográfico e natureza interpretativa. Procurou-se bibliografia relacionada com o tema através de uma revisão crítica da literatura e elaborou-se e aplicou-se um inquérito por questionário para identificar as Competências Digitais dos ex-militares desmobilizados. Os inquéritos mostraram, entre outros dados, uma idade avançada, uma reduzida formação académica, um escasso acesso à internet e a qualquer tipo de ferramenta digital (telemóvel, tablet e computador). 

Cruzando estes dados com estudos encontrados na revisão da literatura, podemos inferir que a promoção da Competência Digital, no âmbito da educação de adultos, pode contribuir para a aquisição de habilidades diferenciadas. A promoção da Competência Digital, como recurso facilitador, pode vir a contribuir positivamente para a reinserção social dos “Filhos da Guerra” na vida civil. 

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2020-07-30
Como Citar
Moreno, D., & Oliveira, C. (2020). Estudo das Competências Digitais dos “Filhos da Guerra” de Angola, uma contribuição. Indagatio Didactica, 12(3), 223-244. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20076
Secção
Outros olhares