Dispositivos discursivos y formación docente. Su impacto en la construcción de la identidad de género en ámbitos escolares

  • Claudia Arango Universidad Nacional de Quilmes
  • Silvia Porro Universidad Nacional de Quilmes
Palavras-chave: Discursos oficiais, formação de professores, identidade, linguagem performativa, textos escolares

Resumo

É essencial pensar na educação como uma atividade humana, onde inúmeras pessoas e áreas de conhecimento se inter-relacionam. A linguagem, como mediador simbólico é aquela que intervém e veicula conhecimento e também a formação de identidades juvenis nas instituições educativas. É necessário estimular, durante a formação de professores, a reflexão sobre como as juventudes que habitam as escolas, são atravessadas e transformadas por múltiplos discursos que produzem determinados efeitos sobre as suas subjetividades. Os discursos curriculares são reinterpretados e materializados diariamente pelo corpo docente nas instituições educativas. Também é o corpo docente que seleciona os materiais que disponibiliza aos seus alunos, muitas vezes sem mediar uma análise profunda do impacto que os referidos dispositivos causam. A partir da análise de documentos oficiais, de textos escolares e de uma pesquisa com professores em formação inicial, procura-se explicar e fundamentar como os discursos dos professores e os materiais que selecionam, se tornam performativos linguísticos, contribuindo para a reprodução do patriarcado dominante. Requere-se uma formação de professores que ensine a desaprender, desconstruir e romper as próprias estruturas de pensamento, reconstruindo e reaprendendo novas formas de pensar e perceber outras realidades existentes. A escola continua a ser a instituição em que cidadãos e cidadãs ainda confiam; que as infâncias e juventudes se sintam incluídas é responsabilidade do Estado que, paradoxalmente, invisibiliza as minorias através de discursos aparentemente libertadores e inclusivos. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Arango, C., & Porro, S. (2020). Dispositivos discursivos y formación docente. Su impacto en la construcción de la identidad de género en ámbitos escolares. Indagatio Didactica, 12(3), 207-222. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20070
Secção
Outros olhares