Análise do curso “Caminhos do Cuidado”: Mudança das práticas de cuidado e capacitação

Palavras-chave: Redução de danos, Cuidado, Comunicação, Educação permanente, Drogas

Resumo

Os problemas trazidos pelo consumo de drogas têm levado o Brasil a desenvolver diferentes políticas de redução de danos, entre elas o curso de promoção em saúde “Caminhos do Cuidado”. Este curso pressupõe a articulação entre as instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem protagonizado essa formação, as Escolas de Saúde Pública e as Escolas Técnicas (ETSUS). A meta é oferecer formação a 290.197 Agentes Comunitários de Saúde do país e um Auxiliar/Técnico de Enfermagem por equipa de saúde da família. A abordagem do curso não se restringiu à ação baseada na prática biomédica da doença, a lógica apontava para o reconhecimento dos saberes que os profissionais produzem no seu fazer quotidiano. O objetivo dessa pesquisa social, foi analisar a mudança das práticas do cuidado promovida pelo curso na relação do profissional de saúde com o toxicodependente. Foram realizadas entrevistas com 34 diretores das ETSUS e, o seu conteúdo analisado nas categorias “motivação”, “capacidade” e “gatilho”. Os resultados sugerem que o curso funcionou como “gatilho” na capacitação dos profissionais da atenção básica do SUS na mudança de suas práticas no cuidado ao toxicodependente até então utilizadas. O curso foi incorporado nas matrizes curriculares de algumas Escolas Técnicas, enquanto outras estenderam a abordagem a outras categorias dos profissionais de saúde. A pesquisa sugere ainda um contributo para a organização de propostas que visem dar resposta a desafios análogos. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Ruas, E., Almeida, A., & Santos, P. (2020). Análise do curso “Caminhos do Cuidado”: Mudança das práticas de cuidado e capacitação. Indagatio Didactica, 12(3), 183-206. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20067
Secção
Supervisão