A dimensão investigativa na formação inicial de Educadores de Infância: um olhar sobre relatórios de estágio
Resumo
Integrado num projeto de doutoramento intitulado “A dimensão investigativa na formação inicial dos educadores de infância: o relatório como elemento estruturante das práticas de construção de conhecimento”, o estudo apresentado neste artigo apresenta como objetivos: (i) compreender o lugar e as configurações atribuídos à investigação na construção do relatório de estágio; e (ii) identificar o contributo do relatório de estágio (e experiência investigativo-formativa aí relatada) para a construção do conhecimento profissional do educador de infância na perspetiva dos seus autores. Para o efeito, foi constituído um corpus documental de 176 relatórios de estágio elaborados no período 2010-2016, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar de duas instituições de ensino superior público politécnico. A análise de conteúdo de secções selecionadas dos relatórios de estágio e uma análise estatística descritiva permitiram identificar os seguintes resultados principais: (i) a presença de componentes investigativas no relatório; (ii) uma prática investigativa que permite observar, identificar problemáticas decorrentes da prática pedagógica, e refletir e agir sobre as mesmas; (iii) o relatório de estágio como um instrumento promotor da construção de conhecimento e do desenvolvimento de competências investigativas por parte dos futuros educadores de infância.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0