A dimensão investigativa na formação inicial de Educadores de Infância: um olhar sobre relatórios de estágio

Palavras-chave: conhecimento profissional, dimensão investigativa, educadores de infância, formação inicial, relatório de estágio

Resumo

Integrado num projeto de doutoramento intitulado “A dimensão investigativa na formação inicial dos educadores de infância: o relatório como elemento estruturante das práticas de construção de conhecimento”, o estudo apresentado neste artigo apresenta como objetivos: (i) compreender o lugar e as configurações atribuídos à investigação na construção do relatório de estágio; e (ii) identificar o contributo do relatório de estágio (e experiência investigativo-formativa aí relatada) para a construção do conhecimento profissional do educador de infância na perspetiva dos seus autores. Para o efeito, foi constituído um corpus documental de 176 relatórios de estágio elaborados no período 2010-2016, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar de duas instituições de ensino superior público politécnico. A análise de conteúdo de secções selecionadas dos relatórios de estágio e uma análise estatística descritiva permitiram identificar os seguintes resultados principais: (i) a presença de componentes investigativas no relatório; (ii) uma prática investigativa que permite observar, identificar problemáticas decorrentes da prática pedagógica, e refletir e agir sobre as mesmas; (iii) o relatório de estágio como um instrumento promotor da construção de conhecimento e do desenvolvimento de competências investigativas por parte dos futuros educadores de infância. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Dias, J., & Pinho, A. (2020). A dimensão investigativa na formação inicial de Educadores de Infância: um olhar sobre relatórios de estágio. Indagatio Didactica, 12(3), 159-182. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20064
Secção
Supervisão