Investigar a nossa própria prática: uma experiência de auto-supervisão

Palavras-chave: auto-supervisão, auto-observação, amiga crítica, conhecimento profissional docente, educação de infância

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma experiência de auto-supervisão desenvolvida por uma educadora de infância. Socorrendo-se de vídeo-gravações, efetuadas na sua sala de atividades, esta profissional de educação observa e reflete sobre a sua prática pedagógica e, posteriormente, audiograva as reflexões que efetua em diálogo com uma amiga crítica, alicerçando a experiência num trabalho colaborativo. Com base numa metodologia de investigação-ação foram selecionadas as dimensões conhecimento pedagógico de conteúdo e reflexão/questionamento para análise dos dados recolhidos, de forma a identificar estratégias que promovem uma auto-supervisão das práticas. Os resultados revelam que a auto e hétero-observação e a análise crítica das opções pedagógicas efetuadas pela educadora de infância, posteriormente discutidas conjuntamente com a amiga crítica, com quem a educadora partilha experiências, promovem alterações nas práticas educativas contribuindo, assim, para o conhecimento e desenvolvimento docentes. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Silva, R., & Martins, F. (2020). Investigar a nossa própria prática: uma experiência de auto-supervisão. Indagatio Didactica, 12(3), 141-158. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20061
Secção
Supervisão