Investigar a nossa própria prática: uma experiência de auto-supervisão
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma experiência de auto-supervisão desenvolvida por uma educadora de infância. Socorrendo-se de vídeo-gravações, efetuadas na sua sala de atividades, esta profissional de educação observa e reflete sobre a sua prática pedagógica e, posteriormente, audiograva as reflexões que efetua em diálogo com uma amiga crítica, alicerçando a experiência num trabalho colaborativo. Com base numa metodologia de investigação-ação foram selecionadas as dimensões conhecimento pedagógico de conteúdo e reflexão/questionamento para análise dos dados recolhidos, de forma a identificar estratégias que promovem uma auto-supervisão das práticas. Os resultados revelam que a auto e hétero-observação e a análise crítica das opções pedagógicas efetuadas pela educadora de infância, posteriormente discutidas conjuntamente com a amiga crítica, com quem a educadora partilha experiências, promovem alterações nas práticas educativas contribuindo, assim, para o conhecimento e desenvolvimento docentes.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0