Ambientalização curricular no curso de Ciências Biológicas numa Universidade Estadual do Paraná, Brasil
Resumo
A ambientalização curricular no ensino superior orienta para um processo educativo inovador que contemple a inserção das temáticas ambiente e sustentabilidade socioambiental, dentro dos princípios da Educação Ambiental, na formação dos futuros profissionais. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a ambientalização curricular nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, de uma Universidade Estadual do Paraná. A metodologia adotada foi a análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) em três momentos de reformulação, nos anos de 2006, 2011 e 2020, tendo como foco de análise a matriz curricular, em especial, a ementa e os objetivos dos componentes curriculares nas duas habilitações existentes. Como referência da análise foram utilizadas as 11 dimensões de ambientalização proposta pela rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). O estudo demonstrou que os componentes curriculares dos PPC dos cursos têm evoluído em direção à ambientalização, conforme os indícios das dimensões levantadas. Contudo, ficou evidente que mais estudos são necessários para identificar a real dimensão da ambientalização no curso de Ciências Biológicas e como este processo pode se efetivar com sucesso.
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