Ambientalização curricular no curso de Ciências Biológicas numa Universidade Estadual do Paraná, Brasil

  • Ana Rute Amadeu Santana Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Ambientalização curricular, ensino superior, Ciências Biológicas

Resumo

A ambientalização curricular no ensino superior orienta para um processo educativo inovador que contemple a inserção das temáticas ambiente e sustentabilidade socioambiental, dentro dos princípios da Educação Ambiental, na formação dos futuros profissionais. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a ambientalização curricular nos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, de uma Universidade Estadual do Paraná. A metodologia adotada foi a análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) em três momentos de reformulação, nos anos de 2006, 2011 e 2020, tendo como foco de análise a matriz curricular, em especial, a ementa e os objetivos dos componentes curriculares nas duas habilitações existentes. Como referência da análise foram utilizadas as 11 dimensões de ambientalização proposta pela rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES). O estudo demonstrou que os componentes curriculares dos PPC dos cursos têm evoluído em direção à ambientalização, conforme os indícios das dimensões levantadas. Contudo, ficou evidente que mais estudos são necessários para identificar a real dimensão da ambientalização no curso de Ciências Biológicas e como este processo pode se efetivar com sucesso. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Santana, A., & Obara, A. (2020). Ambientalização curricular no curso de Ciências Biológicas numa Universidade Estadual do Paraná, Brasil. Indagatio Didactica, 12(3), 107-122. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20055
Secção
Avaliação em educação