Avaliação em Educação Laboral em Angola: do mapeamento de conceções e práticas de professores a sugestões de melhoria

Palavras-chave: Avaliação das Aprendizagens, Disciplina de Educação Laboral, Conceções e Práticas de Avaliação, Angola, Políticas Educativas

Resumo

Angola está a experienciar, desde 2018, uma revisão curricular no ensino primário e secundário, no sentido de melhorar os programas oficiais e os recursos didáticos. Este processo privilegia o diálogo efetivo entre saberes universais e locais, numa perspectiva de integração curricular e da promoção da autonomia curricular a diversos níveis, em particular dos professores. Sendo a avaliação das aprendizagens uma dimensão nuclear da matriz curricular, esta investigação visa caraterizar e refletir sobre conceções e práticas de avaliação das aprendizagens de alunos na disciplina de Educação Laboral da 9ª classe do Iº ciclo do ensino secundário regular, e sua articulação. Para tal foi desenvolvido um estudo multicaso, em duas escolas estatais do município do Lubango (província da Huíla). Recolheram-se dados e informações relativas a dois anos letivos (2018 e 2019), através de documentos (programa oficial da disciplina, 7 provas escritas e 212 sumários), inquérito por entrevista a 2 diretores e subdiretores, 2 coordenadores de disciplina e 7 professores de Educação Laboral, e observação não participante de aulas (de 4 professores). A informação recolhida foi sujeita a análise de conteúdo. Apesar dos avanços educativos da responsabilidade do poder central, os resultados do estudo indicam a existência de discrepâncias entre princípios da revisão curricular, o programa da disciplina e as práticas dos professores. Um conjunto de sugestões é apresentado para o poder central e intermédio do sistema educativo Angolano, assim como para as escolas e os professores. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Simão, D., Lopes, B., Costa, N., & Agostinho, S. (2020). Avaliação em Educação Laboral em Angola: do mapeamento de conceções e práticas de professores a sugestões de melhoria. Indagatio Didactica, 12(3), 53-88. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20028
Secção
Avaliação em educação