Autoavaliação de escolas: um estudo de caso centrado numa parceria entre uma Universidade e um Agrupamento de Escolas

Palavras-chave: Autoavaliação de escolas, assessoria, parceria Universidade-Agrupamento de escolas, impacte da parceria

Resumo

O presente artigo foca a assessoria que um Centro de Investigação do domínio da Educação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública prestou durante dois anos letivos a um Agrupamento de Escolas no âmbito da sua autoavaliação, em resultado da parceria estabelecida entre as duas instituições. As duas primeiras autoras são as investigadoras que integraram a parceria e o terceiro autor foi, durante a parceria, o Diretor do Agrupamento de Escolas. A abordagem metodológica é um estudo de caso, em que o caso é a parceria entre as duas instituições que ocorreu na forma de assessoria nos anos letivos 2010/11 e 2011/12. O objetivo do estudo é analisar as principais mais-valias, constrangimentos e impacte ocorridos no contexto da assessoria. O estudo incluiu duas fases: na fase 1, ocorrida durante a assessoria, os dados foram recolhidos através de análise documental, entrevistas e um questionário; na fase 2, cerca de 5 anos após a assessoria, realizaram-se entrevistas a membros do então Grupo de Avaliação Interna. O tratamento de dados foi feito principalmente por análise de conteúdo. Os principais resultados sugerem que a parceria permitiu (i) estreitar relações entre as duas instituições, constituindo-se como uma mais valia para o processo de autoavaliação institucional e de crescimento profissional dos intervenientes na mesma e (ii) se configurou como uma prática de transferência de conhecimento e cooperação da IES com a sociedade. O principal contributo do estudo dirige-se à melhoria da qualidade do processo de autoavaliação de escolas, nomeadamente com recurso a parcerias interinstitucionais. 

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
Oliveira, D., Costa, N., & Costa, L. (2020). Autoavaliação de escolas: um estudo de caso centrado numa parceria entre uma Universidade e um Agrupamento de Escolas. Indagatio Didactica, 12(3), 33-52. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20022
Secção
Avaliação em educação