Investigação em Educação: olhares multirreferenciais e de mudança

Palavras-chave: investigação em educação (IE), perspetivas epistemológicas, percursos e desafios, complexidade

Resumo

São várias as perspetivas e referenciais epistemológicos, que estabelecem a necessidade de um olhar sistémico e ecológico em investigação em Educação no âmbito da sua ação e génese, em resultado do paradigma da complexidade e da multirreferencialidade em Educação. Não obstante a explanação dos diferentes quadros paradigmáticos e epistemológicos ultrapassar os limites deste debate sobre os modos de fazer investigação no quadro do paradigma da complexidade, pretende-se com base numa revisão narrativa da literatura estabelecer alguns referenciais em investigação em educação, refletindo sobre algumas das suas perspetivas epistemológicas, percursos e desafios na contemporaneidade: para quê investigar, o quê investigar e como investigar em educação? 

A literatura aponta para uma visão crítica quanto aos modos e processos como se faz investigação em educação, em geral, denunciando uma certa instrumentalização dos modos de fazer investigação pela hegemonia das regras e de uma investigação produtivista (accountability), que visa a obtenção de referenciais nacionais e internacionais (rankings). 

Publicado
2020-07-30
Como Citar
Moreira, E. (2020). Investigação em Educação: olhares multirreferenciais e de mudança. Indagatio Didactica, 12(3), 15-32. https://doi.org/10.34624/id.v12i3.20007
Secção
Avaliação em educação