Investigação em Educação: olhares multirreferenciais e de mudança
Resumo
São várias as perspetivas e referenciais epistemológicos, que estabelecem a necessidade de um olhar sistémico e ecológico em investigação em Educação no âmbito da sua ação e génese, em resultado do paradigma da complexidade e da multirreferencialidade em Educação. Não obstante a explanação dos diferentes quadros paradigmáticos e epistemológicos ultrapassar os limites deste debate sobre os modos de fazer investigação no quadro do paradigma da complexidade, pretende-se com base numa revisão narrativa da literatura estabelecer alguns referenciais em investigação em educação, refletindo sobre algumas das suas perspetivas epistemológicas, percursos e desafios na contemporaneidade: para quê investigar, o quê investigar e como investigar em educação?
A literatura aponta para uma visão crítica quanto aos modos e processos como se faz investigação em educação, em geral, denunciando uma certa instrumentalização dos modos de fazer investigação pela hegemonia das regras e de uma investigação produtivista (accountability), que visa a obtenção de referenciais nacionais e internacionais (rankings).
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