O brilho das radiografias sob a perspectiva CTS no ensino de química

  • Cíntia Soares Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Jaciara Gomes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Pamela Carvalho Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Fernando Gonçalves Salviano Escola Estadual Paulo Frei Luigi
  • Marlon Cavalcante Maynarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Eliana Maria Arico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Elaine Pavini Cintra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: PNRS, Radiografias, CTS, Prata, Acetato de Prata, Ensino de Química

Resumo

No Brasil, o resíduo sólido hospitalar tem descarte e destino adequados. Entretanto, as radiografias resultantes de diagnósticos por exames de imagens são entregues ao paciente e cabe a ele a decisão de guardá-las ou descartá-las. Esta situação problema motivou o desenvolvimento do presente trabalho, pois geralmente o paciente, por desinformação, não descarta corretamente o resíduo sólido. Este trabalho é um relato de experiências didáticas que empregaram as radiografias como objeto principal de estudo, a fim de atender as demandas presentes na Política Nacional de Resíduo Sólidos. As estratégias tiveram como finalidade o aluno reconhecer as radiografias como resíduo, refletir sobre a adequada destinação de seus constituintes e a sua reintegração nociclo de produção, visando a logística reversa. As atividades possibilitaram ao aluno refletir sobre seu posicionamento quanto ao destino dos resíduos sólidos e tomada de decisões para atenuar os impactos ambientais. Em uma das etapas contextualizou-se o conteúdo curricular de química com o processo de reciclagem das radiografias. Abordaram-se conceitos relacionados à tabela periódica, elementos, suas propriedades e evidências de reações químicas. Os resultados foram
avaliados por análise qualitativa de textos elaborados pelos discentes. Nas ideias apresentadas, os alunos propuseram ações de coletas seletiva de resíduos sólidos para as suas comunidades. A abrangência de conceitos multidisciplinares levou à discussão de conhecimentos nas esferas, ambiental, tecnológica e social, da problemática das radiografias. A educação CTS motivou o interesse do conteúdo curricular ao contextualizar a problemática ao meio em que o aluno vive.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos