Uma análise da percepção de professores e alunos sobre as relações CTS a partir do PIEARCTS

  • Mylena Guedes Passeri Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Alvaro Chrispino Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade, Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade, Questionário de Opiniões, Crenças e atitudes

Resumo

Considerando a importância do entendimento da influência triádica entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para uma participação cidadã mais ativa e democrática, busca-se aqui investigar os resultados encontrados em uma questão do Questionário de Opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (QOCTS), do Projeto Ibero-americano de Avaliação de Atitudes Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS1), que trata das múltiplas interações CTS. A questão foi aplicada a estudantes da educação básica e do ensino superior em tecnólogo de gestão ambiental e a professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET). Os resultados se mostram abaixo do desejável, especialmente no grupo de professores, reforçando a necessidade de alterações curriculares e melhorias na formação inicial e continuada docente para que, assim, seja viabilizada uma prática educadora mais adequada com os aspectos da Natureza da Ciência (NdC) e da alfabetização científica.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Passeri, M. G., & Chrispino, A. (2016). Uma análise da percepção de professores e alunos sobre as relações CTS a partir do PIEARCTS. Indagatio Didactica, 8(1), 1177-1188. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.14257
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos