Investigação e inovação responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades propostas no âmbito do projeto IRRESISTIBLE

  • Patrícia Fialho Azinhaga Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Rita Marques Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Pedro Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Projeto IRRESISTIBLE, Investigação e Inovação Responsáveis, IBSE

Resumo

O Projeto IRRESISTIBLE surge com o intuito de envolver professores, alunos e o público no processo de Investigação e Inovação Responsáveis. O projeto visa o desenvolvimento, em sala de aula, de módulos sobre temas científicos relevantes, desenhados segundo a abordagem Inquiry Based Science Education. Tendo como finalidade conhecer as perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades sobre tópicos científicos segundo uma perspetiva de Inovação e Investigação Responsáveis em contexto sala de aula, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos alunos e professores envolvidos na implementação dos módulos desenvolvidos pelo parceiro português, cujas transcrições se submeteram a análise de conteúdo. Recorreu-se ainda a um questionário do tipo Likert para medir as atitudes dos alunos acerca da investigação e inovação na sociedade atual.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Azinhaga, P. F., Marques, A. R., & Reis, P. (2016). Investigação e inovação responsáveis em contexto educativo: perceções de alunos e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades propostas no âmbito do projeto IRRESISTIBLE. Indagatio Didactica, 8(1), 2034-2046. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12627
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?