Identificação e análise das abordagens/perspectivas da educação CTS apontadas em teses de doutorado da área de ensino de ciências

  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Estado do conhecimento, Análise de teses

Resumo

A presente pesquisa identificou e analisou as abordagens/perspectivas da Educação CTS apontadas em teses de doutorado da área de ensino de ciências defendidas no período de 1992 a 2009. Portanto, é um estudo do tipo estado do conhecimento, no qual, utilizou-se a metodologia de Análise Qualitativa de Conteúdo. Constatou-se que as abordagens de educação CTS que mais foram usadas são a de Raciocínio Lógico e a Sociocultural. Mesmo existindo consenso na comunidade acadêmica, diferentes interpretações sobre a educação CTS foram detectadas no período abordado, revelando um campo que se encontra em processo de construção dinâmica.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Miranda, E. M. (2016). Identificação e análise das abordagens/perspectivas da educação CTS apontadas em teses de doutorado da área de ensino de ciências. Indagatio Didactica, 8(1), 1993-2007. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12547
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?