Abordagem holística no sistema educativo português para desenvolver a(s) literacia(s) das ciências integradas com o inglês

  • Valentina Piacentini CIDTFF; Universidade de Aveiro
  • Ana Raquel Simões CIDTFF; Universidade de Aveiro
  • Rui Marques Vieira Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” (CIDTFF), Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Universidade de Aveiro (UA)
Palavras-chave: Educação em Ciências, literacia científica, Inglês, CLIL/AILC (Content and Language Integrated Learning / Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos)

Resumo

Numa orientação CTS do currículo de Ciências almeja-se o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, que os torne sujeitos participantes envolvidos na discussão responsável de questões socio-científicas. Para participar, é fundamental saber comunicar sobre as Ciências e através delas, e usar outras línguas para a discussão ao nível global. Este trabalho – alicerçado numa perspetiva socio-construtivista da aprendizagem das Línguas estrangeiras e das Ciências – visa compreender, no âmbito de um projeto escolar no 3.º Ciclo do Ensino Básico, o cruzamento entre a construção de conceitos e contextos das Ciências com a(s) sua(s) “língua(s)” e a prática do Inglês na mesma sala de aula, através de uma abordagem que confere mais importância à Língua (CLIL), em geral e das Ciências. Trata-se de um estudo de caso descritivo-interpretativo que envolve quatro turmas, duas professoras de Ciências Naturais e uma de Inglês. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista (professoras) e por questionário (alunos) e através da observação. Serão apresentadas as respostas dos alunos às questões relacionadas com as Ciências, o Inglês e a sua articulação, e integradas com as informações preliminares resultantes de observações, as quais pretendem caraterizar o contexto. Recorreu-se à análise de conteúdo para interpretar as respostas abertas e à análise estatística para as fechadas. Emergem evidências de que esta abordagem fomenta a comunicação e consciencialização em e sobre Ciência. Considera-se oportuno continuar a recolha/análise dos dados para um cruzamento mais complexo das fontes, e para aprofundar como a presença de uma outra língua pode enriquecer a cultura científica.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Piacentini, V., Simões, A. R., & Vieira, R. M. (2016). Abordagem holística no sistema educativo português para desenvolver a(s) literacia(s) das ciências integradas com o inglês. Indagatio Didactica, 8(1), 1975-1992. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12417
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?