Evolução CTS à CTSA nos seminários ibero-americanos

  • Deusivaldo Aguiar Santos Universidade Federal do Pará; GECTSA/PPGECM/IEMCI
  • Amparo Vilches Universidade de Valência
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará; GECTSA/PPGECM/IEMCI
Palavras-chave: CTSA, Sustentabilidade, Problemática socioambiental, SIACTS

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar como tem evoluído a incorporação e a atenção dada aos problemas socioambientais e as medidas que se devem adotar no campo Ciência-Tecnologia- Sociedade, ao longo de mais de uma década (2000-2014), através das análises das contribuições realizadas nos diferentes Seminários Ibero e Ibero-americanos CTS em Educação em Ciências. Nesse aspecto, foram analisadas a ocorrência das expressões CTSA, Sustentabilidade e outras vinculadas a estes termos nas publicações dos oito Seminários CTS realizados até o momento. Os resultados evidenciam que, na última década, em resposta ao agravamento da situação do mundo e aos diferentes chamamentos feitos aos educadores a partir de diferentes instituições, ocorreu um incremento significativo das interações educativas centradas nos temas socioambientais simbolizadas pela incorporação da letra “A” ao CTS, como ênfase ao Ambiente. Além disso, registrase nessa produção um incremento da atenção a uma transição para sociedades mais justas e sustentáveis.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2016-07-05
Como Citar
Santos, D. A., Vilches, A., & Brito, L. P. de. (2016). Evolução CTS à CTSA nos seminários ibero-americanos. Indagatio Didactica, 8(1), 1961-1974. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12321
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?