Conhecimento popular e a educação CTS em oficinas de sabão caseiro

  • Ânderson Jésus da Silva Professor EBTT do Instituto Federal de Goiás Doutorando em Educação da Universidade de Brasília
  • Wildson L. P. Santos Universidade de Brasília
Palavras-chave: Educação CTS, Conhecimento Popular, Manufatura de Sabão caseiro, Questões Sociocientificas, Conhecimento Científico

Resumo

Desenvolvido no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Federal de Goiás, em parceria com o CNPq, estudantes da etapa final da educação básica investigaram com seu professor de Química quais conhecimentos e técnicas emergiriam na comunidade próxima à instituição de ensino sobre a fabricação de sabão. Outro objeto deste estudo foi coletar informações sobre a destinação, nas residências e em estabelecimentos comerciais do ramo de alimentação, para óleos utilizados no preparo de alimentos fritos. Neste trabalho focou-se observar aproximações entre o conhecimento popular e o conhecimento científico desenvolvido numa perspectiva de Educação CTS e, nas interações entre os estudantes – agentes sociais em formação escolar – e indivíduos mais velhos – agentes sociais – os quais exerceram papel de facilitadores na integração das novas gerações a uma prática cidadã sustentável.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Silva, Ânderson J. da, & Santos, W. L. P. (2016). Conhecimento popular e a educação CTS em oficinas de sabão caseiro. Indagatio Didactica, 8(1), 1931-1946. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12229
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?