Importância concedida à CTSA e sustentabilidade em revistas de investigações científicas educacionais no Brasil e Espanha

  • Deusivaldo Aguiar Santos Universidade Federal do Pará; Grupo de Estudo em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – GECTSA/PPGECM/IEMCI
  • Amparo Vilches Universitat de València - Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará; Grupo de Estudo em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – GECTSA/PPGECM/IEMCI
Palavras-chave: CTSA, Sustentabilidade, Revistas de investigação em Didática das Ciências

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar a evolução das investigações em educação em ciências no contexto Ciência-Tecnologia-Sociedade voltada para CTSA e Sustentabilidade no último par de décadas (1995–2014), no meio Ibero-americano. Nesse aspecto, foram analisadas as ocorrências de expressões relacionadas a CTSA, Sustentabilidade e outras vinculadas a estes termos em duas revistas de grande impacto e relevância na investigação didática no ensino de ciências e muito utilizadas por docentes e pesquisadores no âmbito dos países Ibero-americanos. Resultados apontam que embora tenha havido mudanças rumo às abordagens CTSA e Sustentabilidade na última década, estas mudanças ainda são tímidas em virtude da gravidade da situação socioambiental que enfrentamos e medidas urgentes em níveis local e global deverão ser adotadas.

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Publicado
2016-07-05
Como Citar
Santos, D. A., Vilches, A., & Brito, L. P. de. (2016). Importância concedida à CTSA e sustentabilidade em revistas de investigações científicas educacionais no Brasil e Espanha. Indagatio Didactica, 8(1), 1808-1822. https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12047
Secção
Literacias e Sustentabilidade – E depois das Décadas?