El impacto de la ciencia y la tecnología en la educación básica en México

  • Aviña Solares Gabriel Alberto Escuela Superior de Turismo Instituto Politécnico Nacional
  • Ravina Cristina Isabel Méndez Instituto Politécnico Nacional
  • Alonso Marbán Marissa Instituto Politécnico Nacional
  • Solís Martínez Hilda Colegio Madrid A. C.
  • Jimeno Díaz Wendy CECYT 9 Instituto Politécnico Nacional
Palavras-chave: Ciência, tecnologia, educação básica, programas educativos

Resumo

São cada vez mais evidentes as mudanças que vêm ocorrendo nos países ibero-americanos, mudanças essas derivadas da incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos programas acadêmicos. Um exemplo disto são as dinâmicas das empresas no mundo, em que se enfatiza o conhecimento e a informação como fatores fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das empresas, acelerando a evidente necessidade de reconhecer um elemento que sempre esteve presente nas organizações, mas nunca foi tão valorizado como na atualidade. Este elemento compreende o conhecimento em quatro etapas: o Know What, o Know Why, o Who How e o Know Who, (OCDE 2000), que apoiam o desenvolvimento da aprendizagem, o empreendimento para o desenvolvimento de projetos, a criação de produtos ou serviços com iniciativa, criatividade e inovação. Por isso, a integração da ciência e da tecnologia nos conteúdos curriculares fomenta e iniciativa o avanço nos países em desenvolvimento. Até hoje avalição quantitativa se realizou mediante o emprego de diversas provas como a Planea (Plan Nacional para la Evaluación de los Aprendizajes) e o PISA (Programme for International Student Assessment). Entretanto, estas avaliações não estão focadas no fomento de aspectos prioritários, que são de grande importância para o desenvolvimento de cada individuo e do país, pelo que resulta necessário incorporar, nos programas académicos, desde a educação básica, o uso da ciência e da tecnologia aplicadas aos processos de aprendizagem nas instituições educativas na Iberoamérica. O objetivo desta pesquisa se embasa na determinação de estratégias adequadas para a incorporação da ciência e da tecnologia nos processos de aprendizagem dos indivíduos, desde a infância.

Publicado
2016-07-05
Secção
Integração de conteúdos CTS nos currículos nos países Ibero-americanos