El impacto de la ciencia y la tecnología en la educación básica en México
Resumo
São cada vez mais evidentes as mudanças que vêm ocorrendo nos países ibero-americanos, mudanças essas derivadas da incorporação de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos programas acadêmicos. Um exemplo disto são as dinâmicas das empresas no mundo, em que se enfatiza o conhecimento e a informação como fatores fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das empresas, acelerando a evidente necessidade de reconhecer um elemento que sempre esteve presente nas organizações, mas nunca foi tão valorizado como na atualidade. Este elemento compreende o conhecimento em quatro etapas: o Know What, o Know Why, o Who How e o Know Who, (OCDE 2000), que apoiam o desenvolvimento da aprendizagem, o empreendimento para o desenvolvimento de projetos, a criação de produtos ou serviços com iniciativa, criatividade e inovação. Por isso, a integração da ciência e da tecnologia nos conteúdos curriculares fomenta e iniciativa o avanço nos países em desenvolvimento. Até hoje avalição quantitativa se realizou mediante o emprego de diversas provas como a Planea (Plan Nacional para la Evaluación de los Aprendizajes) e o PISA (Programme for International Student Assessment). Entretanto, estas avaliações não estão focadas no fomento de aspectos prioritários, que são de grande importância para o desenvolvimento de cada individuo e do país, pelo que resulta necessário incorporar, nos programas académicos, desde a educação básica, o uso da ciência e da tecnologia aplicadas aos processos de aprendizagem nas instituições educativas na Iberoamérica. O objetivo desta pesquisa se embasa na determinação de estratégias adequadas para a incorporação da ciência e da tecnologia nos processos de aprendizagem dos indivíduos, desde a infância.
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